segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A Atitude É Tudo Na Vida


O João era o tipo de homem que qualquer pessoa gostaria de conhecer: estava sempre de bom humor e tinha sempre qualquer coisa de positivo para dizer.

Se alguém lhe perguntasse como estava,a resposta seria logo qualquer coisa como:

-Cada dia melhor...!!!

Era um gerente especial,os empregados seguiam-no de restaurante para restaurante,só por causa da atitude que tinha.Era um motivador nato:se um colaborador tinha um dia mau,o João dizia-lhe sempre para ver o lado positivo da situação.

Fiquei tão curiosa com o estilo de vida dele,que um dia,sem hesitar,perguntei:

-João,como podes ser uma pessoa tão positiva o tempo todo? Como e que consegues isso?

Ele sorriu para mim,e respondeu-me:

-Cada manha,ao acordar,digo para mim mesmo: "João,hoje tens duas escolhas: podes ficar de bom humor ou de mau humor".E escolho ficar de bom humor.Cada vez que algo de mau acontece,posso escolher fazer-me de vitima ou aprender alguma coisa com o ocorrido.Escolho aprender algo.Sempre que alguém reclama,posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida.

-Certo,mas não é fácil-argumentei.

-É fácil,disse-me o João.A vida e feita de escolhas.Quando examinas as coisas a fundo,há sempre uma escolha e cabe-te escolher como reagir as situa coes.Escolhes como as pessoas afectarão o teu humor.E tua a escolha de como viver a tua vida.

Nunca mais me esqueci do que o João me disse,e lembrava-me sempre dele quando fazia uma escolha.

Anos mais tarde soube que o João cometera um erro;deixara,pela manha,a porta de serviço aberta,e foi surpreendido por assaltantes.Dominado,enquanto tentava abrir o cofre,a mão,a tremer com o nervosismo,desfez a combinação do segredo.Os ladroes entraram em pânico,dispararam e atingiram-no.Por sorte,foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital. Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de tratamento intensivo,teve alta, ainda com fragmentos alojados no corpo.

Encontrei-o mais ou menos por acaso passados uns dias,e quando lhe perguntei como estava,de imediato acabou por responder com o habitual ar bem disposto:

-Óptimo,se melhorar estraga!!

Contou-me o que havia acontecido,e perguntou se eu queria ver as cicatrizes.Eu recusei-me a ver os ferimentos,mas perguntei-lhe o que lhe havia passado pela mente na ocasião do assalto.

-A primeira coisa que pensei foi que devia ter trancado a porta das traseiras...(respondeu)Então,deitado no chão,ensanguentado,lembrei-me que tinha duas escolhas:poderia viver ou morrer.Escolhi viver!!

-Não tiveste medo? perguntei.

-Olha,os paramédicos foram óptimos,diziam-me que tudo ia dar certo e que eu ia ficar bom,mas quando cheguei a sala de emergência e vi a expressão dos médicos e enfermeiras,fiquei apavorado.Nas expressões deles eu lia claramente:"Esse já era..."

Decidi então que tinha de fazer algo.

-E o que fizeste?!!perguntei.

-Bem,havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas.Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa.Eu respondi:-Sim!

Todos pararam para ouvir a minha resposta.Tomei fôlego e gritei:-Sou alérgico a balas!!Entre a risota geral,disse-lhes:-Eu escolho viver,operem-me como um ser vivo,não como um morto!!

O João sobreviveu graças a persistencia dos médicos,mas também graças a atitude que sempre manifestou.

Aprendi que todos os dias temos a opcao de viver plenamente e tomar decisões,pois serão atitudes que trarão benefícios agora e para a eternidade...

Afinal de contas, A ATITUDE E TUDO NA VIDA...

Sem comentários:

Enviar um comentário